Volta logo, Nordestão!

image

Por Henrique Santos

E chegou ao fim mais uma Copa do Nordeste. A competição que voltou com tudo em 2013, nesse atual modelo, desta vez parece que chegou para ficar. Considerada a melhor competição do primeiro semestre do futebol brasileiro, a “lampions league”, como ficou carinhosamente conhecida, neste ano de 2015 reuniu todos os 9 Estados do Nordeste, com a inclusão do Piauí e do Maranhão no torneio.

Curiosamente, os considerados grandes dos três principais Estados (Bahia, Pernambuco e Ceará) no futebol do Nordeste – Bahia, Vitória, Sport, Santa Cruz, Náutico, Ceará e Fortaleza, só participaram juntos de uma mesma edição nos anos de 1997, 1998, 2001 e 2002.

O Ceará ficou com o título merecidamente, foi o melhor time, aquele que jogou um melhor futebol, terminou a competição invicto, mesmo tendo caído no “grupo da morte” na primeira fase, ao lado do rival Fortaleza e atropelou os candidatos ao título Vitória e Bahia.

Com o título, o Ceará engorda a lista dos campeões. Agora, 5 Estados já ergueram a taça: Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

O campeonato mais uma vez foi um sucesso, registrando a maior média de público dentre todas as competições nacionais, com quase 8 mil pessoas por jogo, e só nas duas finais reuniu quase 105 mil pessoas. Sucesso de público, de audiência e também dentro de campo. As finais foram eletrizantes, assim como as semifinais, quartas-de-final e a última rodada da primeira fase foi sensacional, com várias equipes dependendo de resultados paralelos, foi garantia de emoção até o último minuto, como a torcida do Campinense que comemorou a classificação com gol no fim do jogo, que tirou a vaga do Náutico.

A CBF precisa oficializar todos os campeões e publicar em site oficial, mas oficiosamente temos a lista de todos os campeões:

1976 – campeão: Vitória-BA, vice: América-RN
1994 – campeão – Sport, vice: CRB-AL
1997 – campeão: Vitória-BA, vice: Bahia
1998 – campeão: América-RN, vice: Vitória-BA
1999 – campeão: Vitória-BA, vice: Bahia
2000 – campeão: Sport, vice: Vitória-BA
2001 – campeão: Bahia, vice: Sport
2002 – campeão: Bahia, vice: Vitória-BA, vice: Fluminense-BA
2003 – campeão: Vitória-BA, vice: Fluminense-BA
2010 – campeão: Vitória-BA, vice: ABC-RN
2013 – campeão: Campinense-PB, vice: ASA-AL
2014 – campeão: Sport, vice: Ceará
2015 – campeão: Ceará, vice: Bahia

Títulos por clube:
Vitória: 5
Sport: 3
Bahia: 2
Campinense, Ceará e América: 1

Agora resta esperar 2016, que comece logo o Nordestão de volta e que o Sport possa voltar a brilhar com o tetracampeonato.

Henrique Santos mora em Brasília-DF, integra a Leões do Cerrado e o Podcast Rápidas no Eu Pratico Sport.

O texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Leões do Cerrado.

This article has 1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *